miércoles, 10 de octubre de 2012

Brasil. Pernambuco. Sebrae ajuda a apicultores

miércoles 10 de octubre de 2012
http://www.sintesisagraria.com/paginas/apicultura/completa.php?codigo=239041
Bandera Brasil

Brasil. Pernambuco. Sebrae ajuda a apicultores

Sebrae ayuda a los apicultores a superar el período estival sin grandes perjuicios a traves de la transferencia tecnológica. La producción de miel se vió muy afectada por la sequía, considerada como una de las más graves de los últimos 30 años. La pérdida de colonias que abandonan las colmenas en búsqueda de mejores lugares y obligan a los apicultores a cazar enjambres y comenzar desde el principio es otro problema. El objetivo del programa es instruir a los apicultores para que eviten la pérdida de enjambres mediante la alimentación artificial y otras técnicas de manejo. El 80% de las capacitaciones están subsidiadas.


Sebrae-PE ajuda apicultores a combater prejuízos em época de estiagem

Expresso MTMato GrossoBrasil


O Sebrae em Pernambuco iniciou em julho um processo de transferência de tecnologia para ajudar os apicultores do Sertão de Pernambuco a passar pelo período de estiagem sem grandes prejuízos. É que a produção de mel na região está sendo muito afetada pela seca, considerada uma das mais severas dos últimos 30 anos. A projeção é que esse clima reduza entre 80 por ciento e 90 por ciento a produção em Araripe, por exemplo, local responsável por 74 por ciento do mel feito em todo o Estado.

Além dessa queda, a perda dos enxames é outro fator que preocupa os apicultores. Com a vegetação seca e sem florada, as abelhas não encontram a quantidade necessária de pólen, néctar e água. Assim, acabam abandonando as colmeias para procurar alimento em outros locais. Com as colmeias vazias, os apicultores precisam começar do zero: recapturar os enxames, fazer o manejo e esperar pela produção de mel.

O objetivo do programa lançado pelo Sebrae, o Sebraetec, é dar instrução aos produtores localizados nos sertões do Araripe e de São Francisco para evitar essa debanda das abelhas. Eles estão recebendo consultorias tecnológicas individuais e de orientação para o uso de ração proteica, ou seja, à base de proteína e soja, na alimentação do enxame. Segundo a entidade, ao todo, 32 famílias estão sendo impactadas positivamente com a ação.

Os custos do trabalho são 80 por ciento subsidiados pelo Sebrae em Pernambuco. O valor restante fica sob responsabilidade do produtor. As orientações sobre as novas técnicas de manejo estão sendo realizadas com uma periodicidade mensal e também servem para os períodos de chuva, quando contribuem para a obtenção de uma alta produtividade de mel por colmeia. Estão sendo beneficiados os apicultores dos municípios de Parnamirim, Moreilândia, Bodocó, Trindade e Araripina, público-alvo do projeto Apicultura no Araripe, do Sebrae em Pernambuco.

No hay comentarios:

Publicar un comentario