viernes 26 de octubre de 2012
http://invertia.terra.com.br/empreendedor/noticias/0,,OI6252206-EI19585,00-Produtor+de+mel+ve+procura+crescer+com+brindes+de+fim+de+ano.html
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Produtor de mel vê procura crescer com brindes de fim de ano
El productor pasó de vender miel a granel, a fraccionarla y ofrecerla con etiquetas
personalizadas como regalo empresario, fechas como día de san valentín y otros
Nos últimos cinco anos, Arimar Cordeiro Couto viu seu negócio expandir por causa do Brinde Mel, marca criada por ele e por sua esposa, Eliane Meireles
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Arimar Cordeiro Couto é a prova de que a vida de empreendedor não tem data para começar. Ele trabalha com apicultura há 40 anos, mas se profissionalizou somente há 20, após se aposentar. Nos últimos cinco anos, no entanto, viu seu negócio expandir por causa do Brinde Mel, criação sua e de sua esposa, Eliane Meireles.
Arimar começou a se interessar pela criação de abelhas desde os tempos de juventude, na faculdade agrícola. A produção própria de mel, que no início era vendida para amigos e conhecidos, ainda hoje é pequena. A quantidade varia de 1 a 3 toneladas por ano, dependendo das condições climáticas. "A produção da região vizinha a Brasília não consegue abastecer nem 10% da demanda. Não temos quantidade, temos qualidade", afirma Arimar.
O apicultor reparou, no entanto, que a venda do produto diminuía no final do ano até março. Foi daí que teve a ideia que alavancou os negócios da empresa. Observando a mesmice dos brindes corporativos de fim de ano, Arimar acreditou que o mel poderia se destacar. Surgiu então a marca Brinde Mel.
O carro-chefe de Arimar é o pote de 500 gramas de mel. "Vem em um pote mais trabalhado, que é mais oneroso. Mas tem mais classe", ressalva. O rótulo é personalizado, o que atrai o cliente. "Minha esposa é artesã e no começo nós enfeitávamos bastante. Mas vimos que isso não era tão importante. Além da qualidade do mel, a atração é a personalização do presente", explica. Hoje, Arimar vende por ano em torno de 1 tonelada de potes de 500 gramas, a um custo de R$ 15.
Sempre renovando os produtos, Arimar e a mulher se mantêm atentos às demandas dos clientes. "Começamos a trabalhar com empresas de marketing e o que eles fazem são eventos. Criamos, então, uma linha mais barata de brindes, mas sempre personalizados", diz. O Brinde Mel hoje tem produtos que variam de caixas de R$ 45, que incluem também pães de mel, granola torrada e pólen, a pequenos potes, por R$ 1 cada.
Os efeitos do Brinde Mel na produção de Arimar vão além do final do ano. Os produtos passaram a ser vendidos em outras épocas, para eventos corporativos e nos períodos de Páscoa ou Dia dos Namorados. Há ainda a exposição da marca. "Além de ganhar dinheiro numa época em que a procura é mais baixa, estamos mostrando os nossos produtos. Você dá a oportunidade para as empresas fidelizarem os clientes e nós estamos fazendo a mesma coisa", afirma.
Previsões
As expectativas em relação ao Brinde Mel são positivas. Arimar acredita que a atração que os produtos naturais e ecológicos exercem atualmente faz do mel um ótimo negócio, com procura crescente. Mas ele sabe que não pode se acomodar. "A gente tem que evoluir constantemente. Estamos sempre criando novos produtos", diz.
Para suprir a demanda, o apicultor faz parceria com outros produtores. "Cada vez menos matas existem, então a matéria-prima está cada vez mais escassa. E o mel está se tornando cada vez mais valioso por conta disso", afirma.
O Brinde Mel foi selecionado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em seu projeto voltado a Copa do Mundo. "É uma oportunidade de vender para as empresas, que terão grandes eventos. As empresas de brindes estão se movimentando bastante pensando na Copa", conta.
Arimar começou a se interessar pela criação de abelhas desde os tempos de juventude, na faculdade agrícola. A produção própria de mel, que no início era vendida para amigos e conhecidos, ainda hoje é pequena. A quantidade varia de 1 a 3 toneladas por ano, dependendo das condições climáticas. "A produção da região vizinha a Brasília não consegue abastecer nem 10% da demanda. Não temos quantidade, temos qualidade", afirma Arimar.
O apicultor reparou, no entanto, que a venda do produto diminuía no final do ano até março. Foi daí que teve a ideia que alavancou os negócios da empresa. Observando a mesmice dos brindes corporativos de fim de ano, Arimar acreditou que o mel poderia se destacar. Surgiu então a marca Brinde Mel.
O carro-chefe de Arimar é o pote de 500 gramas de mel. "Vem em um pote mais trabalhado, que é mais oneroso. Mas tem mais classe", ressalva. O rótulo é personalizado, o que atrai o cliente. "Minha esposa é artesã e no começo nós enfeitávamos bastante. Mas vimos que isso não era tão importante. Além da qualidade do mel, a atração é a personalização do presente", explica. Hoje, Arimar vende por ano em torno de 1 tonelada de potes de 500 gramas, a um custo de R$ 15.
Sempre renovando os produtos, Arimar e a mulher se mantêm atentos às demandas dos clientes. "Começamos a trabalhar com empresas de marketing e o que eles fazem são eventos. Criamos, então, uma linha mais barata de brindes, mas sempre personalizados", diz. O Brinde Mel hoje tem produtos que variam de caixas de R$ 45, que incluem também pães de mel, granola torrada e pólen, a pequenos potes, por R$ 1 cada.
Os efeitos do Brinde Mel na produção de Arimar vão além do final do ano. Os produtos passaram a ser vendidos em outras épocas, para eventos corporativos e nos períodos de Páscoa ou Dia dos Namorados. Há ainda a exposição da marca. "Além de ganhar dinheiro numa época em que a procura é mais baixa, estamos mostrando os nossos produtos. Você dá a oportunidade para as empresas fidelizarem os clientes e nós estamos fazendo a mesma coisa", afirma.
Previsões
As expectativas em relação ao Brinde Mel são positivas. Arimar acredita que a atração que os produtos naturais e ecológicos exercem atualmente faz do mel um ótimo negócio, com procura crescente. Mas ele sabe que não pode se acomodar. "A gente tem que evoluir constantemente. Estamos sempre criando novos produtos", diz.
Para suprir a demanda, o apicultor faz parceria com outros produtores. "Cada vez menos matas existem, então a matéria-prima está cada vez mais escassa. E o mel está se tornando cada vez mais valioso por conta disso", afirma.
O Brinde Mel foi selecionado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em seu projeto voltado a Copa do Mundo. "É uma oportunidade de vender para as empresas, que terão grandes eventos. As empresas de brindes estão se movimentando bastante pensando na Copa", conta.
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