jueves, 8 de noviembre de 2012

Brasil. Proyecto de apoyo en apicultura a familias establecidas en el norte de Matto Grosso (en portugues)

jueves 8 de noviembre de 2012
http://www.sintesisagraria.com/paginas/apicultura/completa.php?codigo=242274
Bandera Brasil

Projeto garante bons resultados a famílias de assentamento em MT08-11-2012
Globo RuralSan PabloBrasil
 
 
ImprimirImprimir esta nota
 
 
Um projeto de apoio e desenvolvimento garante bons resultados para famílias de um assentamento no norte de Mato Grosso. Os agricultores diversificaram as atividades e aprenderam como aumentar a produção sem agredir o meio ambiente.

As 150 famílias chegaram ao assentamento Califórnia, no município de Vera na década de 90. A maioria delas veio do Sul do país. O sustento é tirado do lote de 7,5 mil hectares, onde criam animais e cultivam frutas e legumes para vender na feira. Desde 2006, houve mudanças no modelo de produção. “A gente começou a trabalhar com apicultura. Nós não tínhamos equipamentos nem macacão. O projeto contemplou essa área, além de cursos de formação”, diz Argeu Medeiros, presidente do assentamento.

Os bons resultados na produção e o aumento na renda das famílias vieram com o projeto de apoio ao desenvolvimento de alternativas econômicas do governo federal. O diferencial é o compromisso de tirar o sustento sem desrespeitar os limites da natureza.

O projeto proporcionou novas atividades produtivas. O criador Ironi Antônio Zanati apostou na apicultura, mas primeiro precisou receber informações importantes por meio de cursos de capacitação para o manejo das abelhas. As colmeias ficam próximas às reservais legais. Assim, as áreas de preservação não são desmatadas. Na primeira safra de mel, o produtor colheu 120 quilos do produto.

Hoje, 57 famílias estão envolvidas no projeto que busca renda com sustentabilidade. Já são 17 núcleos apícolas e 35 quintais agroflorestais, todos com foco na recuperação do Rio Fonseca. As atividades, antigas e novas, tornam o Assentamento Califórnia referência no norte de Mato Grosso.

No hay comentarios:

Publicar un comentario