martes, 12 de junio de 2012

Brasil. Indicación Geográfica para el propóleos rojo

martes 12 de junio de 2012
http://www.sintesisagraria.com/paginas/apicultura/completa.php?codigo=225095
Bandera Brasil

Productores, empresarios e invenstigadores algoanos apícolas están felices. El estado acaba de obtener el certificado de Indicación Geográfica para el propóleos rojo de manguezais de Alagoas, reconocimiento oficial de validex internacional que confiere el estatus de único productor del mundo de propóleos de características específicas que despiertan interés científico, inclusive en personas de otros países, por su potencialidad farmacológica diferenciada.


PRÓPOLIS ALAGOANA É APOSTA DA CIÊNCIA


Produtores, empresários e pesquisadores alagoanos do ramo da apicultura estão em clima de comemoração. O Estado acaba de conquistar a certificação de Indicação Geográfica (IG) da própolis vermelha dos manguezais de Alagoas, reconhecimento oficial de validade internacional que nos confere o status de único produtor, no mundo, dessa própolis de características específicas que vem despertando o interesse científico, inclusive de pessoas de outros países, pela sua potencialidade farmacológica diferenciada.

Não é para menos. A própolis é um dos produtos da apicultura, ramo da zootecnia que atua na criação de abelhas – atividade de fácil manejo e baixo custo de investimento, que movimenta principalmente pequenos produtores e milhares de operárias – abelhas –, que trabalham incansavelmente e gratuitamente, de forma extremamente organizada e sob a liderança de uma rainha, numa comunidade chamada colmeia.

E a própolis vermelha alagoana, por suas propriedades potencializadas para a indústria farmacêutica, cujos valores vêm sendo atestados em pesquisas e experimentos diversos, como substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, antifungicidas e até anticancerígenas, tem um bom valor de mercado: o quilo custa até R$ 500, deixando muito para trás a própolis verde de Minas Gerais, que até pouco tempo era considerada a top de linha do mercado das própolis no Brasil.

No hay comentarios:

Publicar un comentario