lunes 6 de febrero de 2012
http://www.sintesisagraria.com/paginas/apicultura/completa.php?codigo=193484
EnTocantis la meliponicultura está siendo destacada en los últimos días. La producción en el 2012 fué de 230 toneladas y se esperan 350 para esta temporada, un aumento del 52%. Los avances son el frutos de las inversiones aplicadas en el 20111 con un valor de 1.3 millones de reales, por parde de la Fundación Banco de Brasil. El dinero fue destinado a la construcción de colmenas y al refuerzo de la cadena productiva
Produção de mel deve aumentar 52 por ciento em 2012, estima governo
A meliponicultura no Tocantins está ganhando destaque nos últimos dias. Em 2011 foram produzidas 230 toneladas de mel e a expectativa para 2012 é alcançar 350 toneladas, um aumento de 52,17 por ciento. Os avanços são fruto de investimentos aplicados em 2011, no valor de R$ 1,3 milhão da Fundação Banco do Brasil. O dinheiro foi destinado para a construção de casas de mel e entrepostos, além de reforço na cadeia produtiva do mel.
As informações foram confirmadas durante reunião da Câmara Setorial do Mel, composta pela Seagro – Secretaria da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, a Fetoapi – Federação Tocantinense de Apicultura, entidades parceiras e apicultores. O encontro aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 1º, na sala de reuniões do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.
Na ocasião, a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, apresentou as principais propostas para o desenvolvimento da apicultura em 2012. A programação, ao longo do ano, conta com diversas atividades para impulsionar a produção do mel. A Fetoapi possui, em caixa, recursos da Fundação Banco do Brasil no valor de R$ 231 mil que serão investidos em cursos e capacitações dos produtores de mel. A expectativa é inaugurar de fevereiro a abril, 10 casas de processamento de mel e quatro entrepostos em todo o Estado.
Os investimentos do setor apícola serão destinados ainda, a participação dos produtores no Congresso Brasileiro da categoria, realizado em Gramado Rio Grande do Sul; Seminário Estadual e Encontro das Associações dos Apicultores, em Palmas.
Ainda segundo Érika Jardim, esses incentivos mostram que o governo do Estado, em parceria com as entidades envolvidas, quer fortalecer a cadeia produtiva. “Para tanto, se faz necessário a união de todos, para avançar de forma organizada e conseguirmos resultados positivos”.
Para o presidente da Fetoapi, Antonildo Medeiros, este ano é o ano da apicultura tocantinense. “Podemos dizer, que avançamos muito nos sonhos estão sendo realizados com a inauguração das casas de mel e entrepostos. Além de uma série de conquistas alcançadas para melhoria da qualidade da produção do mel tocantinense”, disse Medeiros.
Atualmente, o Estado conta 52 associações e 2 cooperativas de produtores de mel, um total 1.350 apicultores
Agrotins Na ocasião, o presidente da Federação, fez ainda algumas projeções para os produtores de mel durante a Agrotins 2012. Uma das ações para, este ano, é a montagem de um espaço específico para os apicultores exporem seus produtos na feira.
|
Alguien sabe si puede ser que haya meliponas tan productivas o será un error de la redacción y se está hablando de kilos y no toneladas?
ResponderEliminar